CURSO LIVRE - PRÁTICA SOBRE DOCUMENTAÇÃO CARTORÁRIA IMOBILIÁRIA - INSCRIÇÕES ABERTAS.

ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E VEJA O QUANTO É IMPORTANTE E NECESSÁRIO O CONHECIMENTO BÁSICO SOBRE DOCUMENTAÇÃO IMOBILIÁRIA ... 

 

  Com noções básicas de Direito Real, Direito Notarial, Direito Registral e Legislação Urbanística, o projeto pedagógico da Sala do corretor apresenta uma orientação básica sobre documentação imobiliária para que os atores das profissões imobiliárias possam seguir o passo a passo para garantir uma melhor desenvoltura nas tratativas diante dos desafios nas intermediações do mercado.

MATRICULE-SE JÁ!

Inscrições abertas com início imediato com

Facilidades para pagamento Online via Pagseguro, PayPal, depósito ou transferência bancária.

Treinamento personalizado para Corretores de Imóveis & Profissões imobiliárias

(Por Prof. Fernando de Queiroz & Equipe)

 

CURSO LIVRE - PRÁTICA SOBRE DOCUMENTAÇÕES CARTORÁRIA & IMOBILIÁRIA 

Carga Horária: 45 horas/aula com duração mínima de 2 (dois) meses e máxima de 3 (três) meses.

CURSO ONLINE COM 07 (SETE) MÓDULOS E DURAÇÃO DE 10 (DEZ) SEMANAS 

AO TÉRMINO DE TODOS OS MÓDULOS DO CURSO O ALUNO RECEBERÁ CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Por ser um curso a distância (EAD), o treinando devidamente matriculado escolhe o melhor momento e horário para estudar, contanto que conclua o curso no período previsto de 10 (DEZ) semanas contadas a partir da data oficial de início do curso.

OBS: AS ATIVIDADES DE CADA CURSO SERÃO INICIADAS COM A CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA DO ALUNO VIA E-MAIL, E DEVEM SER ENCERRADAS NAS DATAS PREVISTAS. CASO O TREINANDO POR MOTIVOS PRÓPRIOS NÃO CONSEGUIR CONCLUIR NO LAPSO DE TEMPO CONTRATADO, ESTE DEVE ENTRAR EM CONTATO COM A COORDENAÇÃO DO CURSO PARA NEGOCIAR SUA CONTINUIDADE OU REMATRÍCULA.

Público Alvo

Corretores e gestores imobiliários, alunos dos cursos TTI’s, despachantes documentalistas, advogados, engenheiros, arquitetos, topógrafos & georreferenciadores, correspondentes bancários, todas as profissões imobiliárias, proprietários de bens imóveis e investidores.

Pré-requisitos

Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário;

Requisitos do computador: 
- Mínimo de 1 GB de memória RAM; 
- Caixas de áudio ou fone de ouvido; 
- Microfone (em caso de conferências de áudio). 
- Monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels. 

Softwares: 
- Sistema operacional Windows ou Mac OS 
- Navegadores de internet: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari. 

Plug-in atualizados: 
- Flash Player, Windows Media Player, Acrobat Reader, Java Runtime Environment. 

Palavras Chaves

Corretores de imóveis, negócios imobiliários, consultores imobiliários, gestores e correspondentes bancários

Informações sobre o coordenador, professor e conteudista

Nome: Prof. Fernando A. M. de Queiroz

Consultor & Professor de “Bases Jurídicas do curso TTI em Fortaleza/CE, Fernando de Queiroz é corretor, avaliador de imóveis, advogado atuante na área de Direito Imobiliário. É o fundador, criador, conteudista e webmaster do projeto saladocorretor.com que tem como objetivo, oferecer serviços de Treinamento & Apoio Administrativo de qualidade pora profissionais iniciantes ou especializados do setor imobiliário, assim difundindo o máximo de conhecimento através de seu projeto.

Fala fluentemente inglês, francês, alemão, espanhol e italiano e conta com uma bagagem cultural de 46 viagens internacionais entre Europa, Caribe, Estados Unidos, África e América do Sul em 17 anos de experiência como representante internacional de empresa de grande porte e mundialmente conhecida. Seu trabalho pode ser acessado no site: WWW.saladocorretor.com

 Justificativa 

O mercado imobiliário está em constante busca por profissionais mais preparados e qualificados. Todos os corretores e profissionais do ramo imobiliário são obrigados por lei a conhecerem das normas jurídicas desde os artigos 722 ao 729 do Código Civil, Código de Defesa do Consumidor, resoluções do Sistema COFECI/CRECI assim como das leis municipais etc. 

Em virtude de mudanças no Código Civil de 2002, a LEI Nº 12.236 DE 19 DE MAIO DE 2010 ALTERA A REDAÇÃO DO ARTIGO 723 DA SEGUINTE FORMA: 

Art. 723.  O corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio. (Redação dada pela Lei nº 12.236, de 2010) 

Parágrafo único.  Sob pena de responder por perdas e danos, o corretor prestará ao cliente todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio, das alterações de valores e de outros fatores que possam influir nos resultados da incumbência. (Incluído pela Lei nº 12.236, de 2010) 

Esta mudança deu margem ao nascimento de uma nova tendência de mercado pouco explorada pois a partir de 2010, em virtude de lei, o profissional é obrigado a informar sobre toda a negociação imobiliária inclusive sobre a situação documental principalmente. 

Você sabe quanto ganha um corretor de imóveis especialista em documentação cartorária e imobiliária (despachante imobiliário)? 

Coincidência ou não, depois do advento da LEI Nº 12.236 DE 19 DE MAIO DE 2010 alguns CRECI’s incluíram nas suas tabelas oficiais de honorários, a figura do corretor despachante. 

As tabelas dos CRECI’s mais atualizadas abaixo já reconhecem a importância do corretor que trata da complexidade da documentação cartorária imobiliária: 

OBS: Caso a tabela de honorários do CRECI/SINDIMOVEIS de sua região não contemplar este tema, entre em contato com as respectivas instituições para melhores esclarecimentos e siga as suas orientações.

 

CRECI 9ª REGIÃO – ESTADO DA BAHIA 

11-DOCUMENTAÇÃO CARTORÁRIA

11.1) Realização de serviço relativo a Expedição de documentação -1 salário mínimo. 

OBSERVAÇÃO: O Item 11.1 refere-se tão somente à prestação de serviço, excluindo para tanto as custas, tributos e/ou emolumentos.

CLIQUE PARA ACESSAR O LINK - TABELA DE HONORÁRIOS CRECI BAHIA 

http://www.creciba.gov.br/tabela-referencial-de-honorarios/ 

 

CRECI 14ª REGIÃO – MATO GROSSO DO SUL

8 – Assessoria imobiliária –

I. Obtenção de documentos para transação de imóveis em geral, mediante contrato.

Honorário: de 1 a 2 salários mínimos. 

CLIQUE PARA ACESSAR O LINK - TABELA DE HONORÁRIOS CRECI MATO GROSSO DO SUL 

http://www.fenaci.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=163:mato-grosso-do-sul&catid=38:tabelas-de-honorarios&Itemid=76 

 

CRECI 21ª REGIÃO – PARAÍBA

6 – Despacho, orientação, consulta, desembaraço de documentos imobiliários honorários 

Honorários: 01 (um ) salário mínimo 

CLIQUE PARA ACESSAR O LINK - TABELA DE HONORÁRIOS CRECI PARAIBA 

http://www.creci-pb.gov.br/canal-do-corretor/honorarios/

 

CRECI 25ª REGIÃO – TOCANTINS

DOCUMENTAÇÃO CARTORÁRIA 

1. Realização de serviço relativo a expedição de documentação, valor de 01(um) salário mínimo vigente no país a época, excluindo as diligências, custas, tributos e/ou emolumentos. 

CLIQUE PARA ACESSAR O LINK - TABALA DE HONORÁRIOS CRECI TOCANTINS 

http://crecito.gov.br/arquivos/tabela_honorarios_2012.pdf 

 

Objetivo Geral 

Dar segurança jurídica aos profissionais afins e interessados nas transações imobiliárias no suporte ao processo administrativo no preparo da documentação cartorária necessária à regularização de imóveis, assinaturas de escrituras públicas até o registro e assinaturas de contratos de compra e venda de bens de raiz. 

Aperfeiçoar o tempo nas vendas de imóveis avulsos. Conscientizá-los da nova realidade da legislação pátria com relação à responsabilidade civil do corretor de imóveis e profissionais da área imobiliária.

Objetivo espedífico 

Este curso também torna-se essencial para outros profissionais imobiliários tais como Advogados, Arquitetos, Engenheiros, Correspondentes bancários, Georreferenciadores, Topógrafos e Investidores que querem ter maior certeza nas suas consultorias ou negociações imobiliárias, pois tudo começa pela documentação específica focadas no Direito Notarial, Direito Registral e Legislação Urbanística. Sendo assim, nosso objetivo específico é preparar o aluno egresso para atender a nova demanda sobre o serviço de despachante imobiliário, que se tornou necessário pela sua própria evolução no mercado imobiliário, conforme justificativa acima.

Metodologia

O curso aborda uma perspectiva metodológica sofisticada que incentiva o debate e a resolução de problemas práticos e coloca o treinando como centro da cena ou como o principal ator na busca do conhecimento, podendo assim resolver questões concretas. 

A partir de uma prévia contextualização teórica., serão apresentados alguns recursos audiovisuais públicos disponíveis na internet que o aluno opcionalmente deve assistir a distância, porém de extremo valor didático que ajudarão na compreensão dos casos práticos dos quais surgem uma série de questões que incentivam a pesquisa e a busca de respostas.

Outras informações sobre a inscrição

As inscrições em qualquer dos cursos são realizadas aqui diretamente de forma manual pela coordenação do curso logo após a comprovação do pagamento que pode ser efetuado através do nosso portal de suporte a seguir clicando no botão de inscrição abaixo. Clique no botão azul a seguir para concluir a sua inscrição. 

Valor do investimento, formas de pagamento a vista ou parcelado, clique no botão de inscrição a seguir e confira... 

 

Programa (Teoria &pratica)

 

(PRIMEIRA & SEGUNDA SEMANA) - NOÇÕES BÁSICAS SOBRE DIREITO REAL

 

  • Noções básicas sobre Direito real;
  • Classificação dos bens;
  • O que é o Direito de propriedade (usar, gozar, dispor e reivindicar - Artigo 1.228 do Código civil);
  • Os Direitos Reais elencados no artigo 1.225 do novo Código Civil Brasileiro;
  • Procedimentos para transferência de Direitos Reais sobre coisas imóveis elencados no artigo 1.225 do Código Civil com incentivo à pesquisa;
  • Aula prática: Visita a um cartório de registro de imóveis da comarca do participante do curso, para fins de treinamento.

(TERCEIRA & QUARTA SEMANA) - A LEI DOS CARTÓRIOS 

  • Estudo completo sobre a Lei dos Cartórios – Lei 8935/94 através de recursos audiovisuais públicos;
  • Estudo sobre como funcionam as serventias extrajudiciais;
  • Quem os administra. Poder executivo ou judiciário?
  • Da responsabilidade civil e penal das serventias extrajudiciais;
  • Quantas e quais são as suas atribuições;
  • A tabela dos emolumentos.
  • Código de Normas Notarial e Registral - Provimento.
  • Mapa dos cartórios extrajudiciais em todo Brasil. 

(QUINTA SEMANA) - LEI DOS REGISTROS PÚBLICOS

 

  • Registros imobiliários - (Noções básicas);
  • O que é o um ato constitutivo e um ato modificativo de Direito;
  • Lei 6.015 Registros Públicos (Noções básicas)
  • O que se registra e o que se averba nas matrículas dos imóveis;
  • OBS: Mesa redonda e tira-dúvidas com casos reais (aula prática com modelos reais de matrículas de imóveis).

(SEXTA SEMANA) - CONDOMÍNIOS EDILÍCIOS (IMÓVEL NA PLANTA)

  • Noções básicas sobre "Condomínios edilícios" (Imóveis na planta)
  • Primeira parte – Lei das incorporações e o patrimônio de afetação. 
  • Segunda parte – Lei das incorporações
  • O registro da incorporação
  • Matrícula mãe e matrícula filha. 

(SÉTIMA SEMANA)  - NOÇÕES BÁSICAS SOBRE A LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA, LOTEAMENTOS & CONDOMÍNIOS DE LOTES (NOVA LEI)

   

  • Noções básicas sobre a Lei No 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001.  "Estatuto da Cidade";
  • Noções sobre o Plano Diretor Participativo da cidade do Treinando; Como Exemplo, o ponto de partida será a cidade de Fortaleza/Ce.
  • Noções básicas sobre a lei do Parcelamento do Solo LEI No 6.766, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1979.;
  • A obrigatoriedade do registro do Loteamento e as suas sanções penais;
  • Novidades da LEI Nº 13.465, DE 11 DE JULHO DE 2017:
  • o condomínio de lotes, o condomínio urbano simples e o loteamento de acesso controlado.

 

(OITAVA SEMANA) - TRIBUTOS INCIDENTES

  • Tributos incidentes sobre bens imóveis. 
  • Os emolumentos pagos aos cartórios
  • O instituto da enfiteuse x laudêmio

(NONA & DÉCIMA SEMANA) - A ESCRITURA PÚBLICA & A ATA NOTARIAL PARA FINS DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

 

  • A escritura pública
  • Das várias espécies de USUCAPIÃO;
  • A Ata notarial X A Usucapião extrajudicial (em Cartório);
  • Documentos para Usucapião Extrajudicial;
  • Tabela de honorários do despachante imobiliário.